Quando o que foi cobrado a mais volta em dobro
O CDC manda devolver em dobro a cobrança indevida paga pelo consumidor, salvo engano justificável; o STJ dispensou a prova de má-fé em 2020, com um limite no tempo que, pela notícia do julgamento de 15/09/2026, caiu. O acórdão ainda não saiu.
Imagine uma pessoa que, ao conferir a fatura do cartão de crédito, encontra uma tarifa mensal de um serviço que nunca pediu. A cobrança aparece por seis meses seguidos, a R$ 30,00 cada, e ela paga as faturas inteiras antes de perceber. Quando reclama, ouve dizer que "cobrança errada volta em dobro". A frase circula como se fosse regra automática. Não é: a lei prevê a devolução em dobro, mas com uma exceção, e o jeito de ler essa exceção mudou nos últimos anos. E o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de voltar ao assunto.
Devolver em dobro não é automático
A regra está no parágrafo único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): "o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável".
A frase tem quatro peças. Primeira, precisa ter havido cobrança indevida, isto é, cobrança sem razão no contrato ou na lei. Segunda, precisa ter havido pagamento: a cobrança que ninguém pagou não tem o que devolver. Terceira, a regra é devolver o dobro do que foi pago a mais, e não só o valor simples; é isso que se chama repetição do indébito (devolver a quem pagou o que foi cobrado sem razão). Quarta, existe uma saída para quem cobrou: o engano justificável (erro que uma pessoa cuidadosa, no lugar de quem cobrou, também poderia cometer).
No exemplo, a conta do dobro seria R$ 360,00 em vez de R$ 180,00, com correção e juros. Mas só se a cobrança for reconhecida como indevida e só se a exceção não se aplicar. Cobrança de que a pessoa apenas discorda ainda não é cobrança indevida: isso se apura, no processo ou no reconhecimento do próprio fornecedor.
Por muito tempo, o dobro dependia de provar a intenção
Durante anos, a exceção do engano justificável foi lida de um jeito que tornava o dobro difícil. Nos contratos entre particulares, a jurisprudência exigia que o consumidor demonstrasse a má-fé (agir sabendo que estava errado, ou com intenção de prejudicar) de quem cobrou. Sem essa prova, o que voltava era o valor simples.
A dificuldade é evidente: a intenção de outra pessoa quase nunca aparece num documento. O próprio STJ, ao mudar de posição, descreveu assim a fase anterior: a jurisprudência da Segunda Seção, "relativa a contratos estritamente privados, seguiu compreensão (critério volitivo doloso da cobrança indevida)". Em palavras simples, o que se perguntava era se o fornecedor quis cobrar o que sabia não ser devido.
Em 2020, o critério mudou
Em 21/10/2020, a Corte Especial do STJ (o órgão que uniformiza o entendimento entre as turmas do próprio tribunal) concluiu o julgamento de embargos de divergência (recurso usado quando partes do mesmo tribunal decidem a mesma questão de modos diferentes), entre eles o EAREsp 600.663/RS, relator o Ministro Herman Benjamin, e o EAREsp 676.608/RS, relator o Ministro Og Fernandes. A tese fixada foi esta: "a repetição em dobro, prevista no parágrafo único do art. 42 do CDC, é cabível quando a cobrança indevida consubstanciar conduta contrária à boa-fé objetiva, ou seja, deve ocorrer independentemente da natureza do elemento volitivo".
Traduzindo: consubstanciar é representar, e elemento volitivo é a vontade, a intenção de quem cobrou. A pergunta deixou de ser "o fornecedor quis enganar?" e passou a ser "a cobrança contrariou a boa-fé objetiva?", que é o padrão de conduta leal e cuidadosa que se espera de quem contrata, olhado pelo que foi feito e não pelo que se pretendia. O acórdão diz que a compreensão anterior "passa a ser completamente superada". É o que o Direito chama de superação de entendimento (quando um tribunal passa a decidir de outro modo a mesma pergunta).
O limite no tempo fixado em 2020
A mesma decisão limitou o alcance no tempo. Para proteger quem tinha confiado na regra anterior, a Corte determinou que "o entendimento aqui fixado seja aplicado aos indébitos de natureza contratual não pública cobrados após a data da publicação deste acórdão". Indébito é o valor cobrado sem ser devido. O acórdão foi publicado em 30/03/2021.
Isso separa dois grupos. Nos contratos que não são de serviço público (banco, cartão de crédito, financiamento, lojas), o critério novo alcança as cobranças indevidas feitas depois de 30/03/2021; as anteriores, pela decisão de 2020, seguem o critério antigo, da má-fé. Nos contratos de serviço público, o critério novo valeu desde logo. É esse limite que o julgamento de 2026 teria derrubado, como se vê a seguir.
O STJ voltou ao tema em 2026
A tese de 2020 está registrada no STJ como Tema 929 dos recursos repetitivos (julgamentos cuja tese orienta todos os processos sobre a mesma questão). Em 15/09/2026, o STJ concluiu um novo julgamento desse tema, no REsp 1.963.770/CE. Na página oficial do Tema 929, consultada em 01/10/2026, o mérito aparece julgado nessa data, e a tese ainda aguarda a publicação do acórdão.
A notícia do julgamento, publicada pela imprensa especializada, é de que o STJ afastou o limite no tempo: o critério da boa-fé objetiva passaria a valer para todas as cobranças, também as feitas antes de 30/03/2021. Pela mesma notícia, a tese traz ainda três orientações. A omissão ou a recusa do fornecedor diante de um pedido prévio do consumidor apontando o erro seria indício suficiente para o dobro. Caberia ao fornecedor provar que não agiu de forma desleal ou descuidada. E haveria engano justificável quando a cobrança se apoiasse em ponto sobre o qual os tribunais divergiam, ou em cláusula depois declarada nula.
Faço uma ressalva: até a publicação do acórdão, isso é o que foi noticiado, não o texto oficial da tese. Enquanto ele não sai, quem está diante de uma cobrança indevida anterior a 30/03/2021 não deve dar o pedido do dobro por perdido.
O que é um engano justificável
A exceção continua na lei, e vale a pena entender o que ela alcança. Pense numa escola de idiomas que, numa única mensalidade, cobra duas vezes por falha do sistema e estorna a diferença assim que é avisada. Agora pense em outra que mantém a cobrança duplicada por meses, mesmo depois de contestada, porque o sistema está configurado assim. O primeiro erro tem uma explicação que uma pessoa cuidadosa aceitaria; o segundo não.
Na minha leitura, o engano justificável é exceção a uma regra de proteção, e por isso se lê de forma estreita: não basta dizer que houve erro, é preciso que o erro tenha desculpa razoável, e quem alega a desculpa é quem precisa demonstrá-la.
Quem precisa provar o quê
Para o consumidor, o essencial é provar a cobrança indevida e o pagamento: faturas, extratos, comprovantes e o registro da reclamação. O art. 6º, VIII, do CDC permite ao juiz inverter o ônus da prova (a quem cabe demonstrar cada fato), transferindo-o ao fornecedor, quando a alegação do consumidor for verossímil (plausível) ou quando ele for hipossuficiente (sem condições técnicas ou econômicas de produzir a prova sozinho). É um critério do juiz, não um efeito automático.
Para quem cobrou, escapar do dobro exige mostrar que o erro tinha justificativa. E, pelo critério de 2020, a intenção deixou de ser o centro da discussão; se a notícia de 2026 se confirmar, também para as cobranças anteriores a 30/03/2021.
Volto à pergunta do começo. Cobrança errada não volta em dobro por reflexo: volta quando é indevida, foi paga e não tem desculpa razoável. A data da cobrança, que importava, pode ter deixado de importar. Entendo que a mudança de 2020 aproximou a lei do que ela diz, porque a exceção fala em engano, não em intenção. O próximo capítulo depende do acórdão que o STJ ainda vai publicar.
Os temas desta série vêm de questões que enfrentei em processos reais. Os exemplos do texto são hipotéticos: nenhum caso concreto é descrito e nenhuma parte é identificável.
José dos Reis G. Rodrigues, OAB/MG 240.179
Por José dos Reis G. Rodrigues, OAB/MG 240.179
Autoria do texto
Sou advogado (OAB/MG 240.179) e atuo em direito tributário, societário, empresarial, do consumidor e digital. Acredito que o direito precisa ser entendido por quem vive as consequências dele, e é assim que escrevo os artigos que publico aqui: explicando o que a lei diz, o que os tribunais têm decidido e o que isso muda na prática.
Este texto foi útil para você?
A nota é sobre este texto, nunca sobre o advogado. Entre na sua conta do Direitivo para avaliar e ver o que outros leitores acharam.
Comentários
Que tema você quer ver aqui? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte nos comentários. Para o seu caso em particular, fale com um advogado.
O comentário passa por revisão antes de aparecer para os outros leitores.
Carregando os comentários…
